sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Meu cachorro assiste televisão. Será mesmo?

Cães são capazes de detectar a luz, as cores e o som, mas não interpretam a TV da mesma forma que os seres humanos, afirma veterinária Alessandra Keidann

Eu já presenciei cães que “assistem” televisão. Sentados no sofá da casa, parecem até gente grande. Mas será que esses bichos incríveis veem o mesmo que nós, seres humanos? Para tirar essas e outras dúvidas sobre a visão dos cães, conversamos com a veterinária Alessandra Keidann. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a visão canina:

CACHORROS enxergam cores?
Os cães enxergam em cores, no entanto, não da mesma maneira que os seres humanos. Eles não conseguem distinguir as cores que ficam entre o vermelho e o verde, mas podem ver vários tons de azul e podem diferenciar tons de cinza melhor do que os humanos (confira no quadro no final desse post).
VISÃO noturna
Por ter evoluído de um predador, o lobo, o sistema visual do cão é adaptado para funcionar na sua melhor forma em baixa iluminação. Assim como nos humanos, as retinas são constituídas por uma mistura de bastonetes (células que detectam luz e movimento) e cones (células que detectam cores), mas com ênfase maior nos bastonetes. Como resultado disto, os cães precisam de apenas cerca de um quarto da luz que os humanos para ver as coisas à noite.
SUPER visão a distância
Os cães têm uma visão periférica melhor que a dos humanos, o que lhes permite ter um controle melhor do ambiente ao seu redor. São capazes de enxergar a longas distâncias, principalmente se o objeto estiver se movendo. Ao olhar para um objeto distante conseguem focar o que está no centro da visão, embora o restante da imagem apareça desfocado.
ELES são capazes de assistir televisão?
Cães podem detectar luzes piscando em uma freqüência alta. Isso significa que um cão pode ver quadros individuais em um programa de televisão, enquanto vemos uma cena contínua. Isto mostra o porque os cães nem sempre demonstram muito interesse em televisão, pelo menos na sua forma pré-digital.
Entretanto, alguns proprietários afirmam que seus animais “assistem” televisão. O que acontece é que estes cães estão acompanhando a luz, as cores e o som, mas não interpretam a televisão da mesma forma que fazemos. O cão não pode determinar o que os objetos na tela são realmente.
DICA extra: Os cães demoram mais do que os seres humanos para ajustar o foco da visão. Por isso vale lembrar de nunca chegar em casa correndo sem dar um tempo para o animal te reconhecer. Fale e deixe ele te cheirar. Não espere que ele “veja” que é você ou ele pode te atacar.
Do lado esquerdo a visão humana. A direita dos cães: eles não conseguem distinguir as cores que ficam entre o vermelho e o verde
Fonte: http://caninablog.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário