sábado, 5 de fevereiro de 2011

Há mais papagaios canhotos do que destros

Acreditava-se que a preferência pela mão esquerda ou direita era uma característica exclusiva de humanos, mas parece que os papagaios também são assim. Um estudo publicado na revista Biological Letters e noticiado pela BBC descobriu que quase todos os papagaios têm uma preferência por uma pata específica. Os cientistas acreditam que cada pássaro se torna "destro" ou "canhoto" para ajudar a escolher a comida. A descoberta traz mais evidências de que mesmo os menores vertebrados têm preferência por um lado do corpo para realizar tarefas de rotina.
papagaio
ytwong © iStockphoto.com
Uma equipe de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, estudou as preferências sobre os olhos e patas de 332 pássaros de 16 espécies de papagaio australiano. "Para todas as espécies, com exceção de uma, houve uma relação forte entre o olho com o qual viam a comida e a pata que usavam para pegá-la", diz o líder do estudo, Cullum Brown. A exceção foi a calopsita, a menor espécie da cacatua australiana, que não mostrou nenhuma ligação entre o olho e a preferência da pata.

Assim como em crianças humanas, os papagaios mais novos tem a tendência de experimentar com as duas patas antes de decidir qual delas prefere. De acordo com pesquisa, a preferência da maioria dos pássaros era pela pata esquerda. Em humanos, aproximadamente 10% da população é canhota. Pesquisas anteriores mostram que a preferência por uma das mãos reflete o uso de um hemisfério cerebral em detrimento do outro, um comportamento que os cientistas chamam de "lateralidade". A preferência por um dos membros sugere que a função cerebral dos animais também é lateralizada, com um lado do cérebro dominando o controle de certas tarefas.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/papagaios-canhotos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário